terça-feira, 10 de agosto de 2010

NO TÚNEL DO TEMPO

Uma passagem hilária (que quando meus netos tiverem idade, nem assim eu contarei)...
Meados de 1971, e eu estudava num colégio em que meninas eram do período vespertino e meninos do período matutino.
Então nosso uniforme era assim: saia azul royal com pregas, camisa branca com emblema da escola, meia soquete e blaser. Ah, sapatos preto colegial.
Só que a saia tinha que ser pra baixo dos joelhos (alguem imagina uma saia cheia de pregas nesse comprimento, com uma meia soquete?).
Já fervia lá fora a JOVEM GUARDA, com sainhas mini, óculos redondos e coloridos (de sol) imagine...
E todas nós queriamos imitar a Martinha, a Wanderleia, enfim...
Então tínhamos uma estratégia: na hora de entrarmos para o colégio, seguiamos à risca as normas da escola. Mas quando saíamos, era um tal de montinho de meninas enrolando a saia até que ficasse curta...kkkk
Puxávamos as meias 3/4 - que até aquele momento estava enfiada dentro sapato, bem amassadinha, grande detalhe - e ficávamos com a marca do calcanhar no meio da perna, bem sujinho, ainda por cima...
Sacávamos de dentro das malas os óculos redondos e coloridos, lembrando a  era dos beatles, e, mesmo já caindo a tarde, era assim que íamos para as nossas casas.
Tudo era preferível ao uniforme comprido e cafona.
Gente, hoje eu vejo que cafona eramos nós depois da tranformação: saia embolada na cintura, meia suja bem evidente de calcanhar e óculos de sol, quando já se fazia quase anoitecer.
Mas ah, como era bom ... eu sempre rindo, falando alto e esperando a próxima palhaçada... Aliás, uma palhaçadinha era comigo mesma.
Eram tantas as palhaçadas...
Amanhã eu conto os episódios de duas amigas do nosso grupinho que faziam xixi de tanto rir, e......

2 comentários:

  1. OI QUERIDA VOVOZINHA... ESTOU AMANDO A SUA TRAJETÓRIA PELO PASSADO.
    BJOS LÚ SANTORO

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu preciso completar este assunto do xixi na calça, pois nesta mesma turma, mesma sala, claro, minha colega que sentava ao meu lado, começou a sentir-se mal, ela dizia: estou com ânsia de vômito! Sai comigo? Vou vomitar... Ah não deu outra, levantei o braço e gritei para professora: - Posso sair com ela? Ta passando mal?. Corremos para o pátio e a puxei para pia onde tomávamos água no recreio. A colega já estava começando a "por fora" segurei-a pelos cabelos e enquanto ela vomitava, eu abri a torneira, mas não contava que iria sair um pedaço de linguiça inteiro! ela havia comido muito rápido para vir para escola! a tal da linguiça tampou o ralo da pia e tudo entornou...Eu sentia pena, mas ria ao ver tudo saindo pelos lados da pia e quase fiz xixi também! Passamos para outra pia, lá ela se limpou e corremos para sala antes que alguém pudesse ver o que havíamos aprontado, mas nem me atrevi a fechar a torneira. Quando descemos para o intervalo era um "fuzuê”, alunas passando mal de ver aquela sujeira toda, as faxineiras não sabendo por onde começar! Tentando desentupir a pia com um arame! As colegas diziam: - gente, que nojeira! Quem será que fez uma coisa desta? e nós ficamos quietinhas, na nossa...Nunca vou esquecer. São tantas coisas que não esqueceremos nunca... Qualquer dia vózinha conta dos pedreiros! hehehehe acho melhor não! bjos

    ResponderExcluir